domingo, 17 de agosto de 2008

Armadura De Deus




"Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo..." (Efésios 6.11 - NVI).



Há muitas verdades reveladas no texto de Efésios 6. A palavra de Deus é fonte de riqueza espiritual, histórica e didática. Homens simples com uma sabedoria transcedental discorrem de maneira ímpar assuntos complexos simplificando-os para a prática na vida cristã. Torna-se necessário uma verificação séria, livre de preconceitos e da religiosidade quanto aos textos bíblicos. Vamos mergulhar em Efésios 6 e em seu tema, no versículo 10, sobre a Armadura de Deus Para o Cristão. E é claro, junto com o Espírito de Deus, que revela a Palavra a cada um de nós.


Estamos em guerra. Paulo declara isto de forma clara: "...contra as ciladas do Diabo". Só nesse pequeno trecho descobrimos que: travamos uma batalha, temos um inimigo e seu nome é Diabo.

O cristão que vive em falsos festejos e contínuo repouso pode não estar ciente da batalha proposta à Igreja. Isto é possível pois num outro trecho o apóstolo dos gentios adverte: "...despertem do sono"¹ confirmando há crentes de dormem em plena atividade espiritual.


*1 - Trecho de versículo em Romanos 13.11

Efésios


Efésios foi escrito quando Paulo estava preso por amor a Cristo (4.1). Acredita-se que esta carta foi também direcionada a outras igrejas na Ásia, como carta circular naquela província.

O livro trata de assuntos como Redenção em Cristo, instruções práticas para a Igreja, Justiça, Santidade e finalmente a Resistência às ciladas do Diabo, entre outros assuntos.


A Verdadeira Guerra

Um homem preso falando de vitória e ensinado a usar armas contra o inimigo: Que contraste! A guerra que o escritor fala é travada no meio espiritual e nunca no sentido físico. Se assim fosse eu acreditaria se lêsse que Paulo arrebentou correntes, fugiu da prisão e ainda matou soldados com a incrível espada de dois gumes (que penetra até alma! Que dor!). Mas não foi assim, graças a Deus.

A prisão foi para Paulo uma parada, como aquela no meio de uma longa viagem. Se estivesse solto, certamente estaria pregando (versículo 20). Mas naquele momento, o Apóstolo ficou sossegado, ouvindo a voz a Deus.

Não devemos reclamar se Deus nos colocar num local onde não há saída. Se Ele nos puser ali, é para que nossos ouvidos ouça a voz do Pai.

Sobre nossa guerra, sua principal característica é que ela não é humana. Não devemos brigar com o homem ou a humanidade (vs 12). Não é nosso papel discutir com líderes, embaixadores, patrões ou outra autoridade, reinvindicando direitos. Tem alguém, uma força maior por trás de homens iníquos.

Erramos quando miramos homens. É triste ver irmãos perdendo batalhas pois não focam a visão no verdadeiro inimigo. Não é papel da igreja lutar contra leis no senado, contra medidas governamentais nem decisões jurídicas. Imagine um Pastor que prega o amor de Cristo discutindo, cheio de ira, com alguém. Ele deveria pregar Cristo, e, quanto ao problema em questão, deveria lutar espiritualmente.

O mundo é dominado por forças malignas e não por presidentes ou governos humanos. Devemos nos sujeitar às autoridades constituídas por Deus. Nossa resitência deve ser contra Satanás e seus dominadores.

E contra homens maus e impiedosos, que afirmam serem nossos inimigos, nossa arma é o amor: "não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a Lei" (Romanos 13.8)


Armadura ou Fantasia?

Deus não dará sua armadura para crentes mornos ou ociosos. "Nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis" (2Timoteo 3.1). A vida cristã é de trabalho árduo e constante. O Senhor irá capacitar homens dispostos a lutarem pela causa do evangelho.

A Armadura de Deus é para aqueles que vão ao Campo, atrás de almas. Ela não serve de fantasia para o cristão frio que frequanta a igreja regularmente.


Proteção

Compactando os ítens da armadura exposta por Paulo, quatro partes dela são simplismente para a proteção do soldado.

1 - Cinto, signifcando a verdade que sustenta a vida do Cristão. Não permitindo a nós andarmos na mentira que é patentiada pelo nosso inimigo (Joao 8.44);
2 - Couraça, simbolizando a justiça ou o próprio Jesus (Romanos 10.4);
3 - Escudo, exemplifica a fé. A Fé nos protege de toda a mentira que o inimigo lança em nossa mente. Todo fogo novo, ideologias satanicas, falsas profecias são apagadas com o escudo da fé. (1Joao 5.4);
4 - Capacete, como a Salvação. Protegue a cabeça sede dos pensamentos. É a nossa lembrança de que no futuro estaremos salvos Em Cristo, aconteça o que acontecer(1Tessalonicenses 5.8).

Muitos crentes da atualidade são mortos, torturados e presos apenas por acreditarem em Cristo. Sua profissão de fé custam-lhe a vida. Atualmente, a igreja perseguida sobrevive em mais de 50 países: Koréia, Arábia, Egito, China, entre outros.

Apesar desses nossos irmãos serem atingidos no corpo mortal, seus corpos espirituais continuam intactos pois estão protegidos com o Cinto, a Couraça, o Escudo e o Capacete. Satanás não pode destruir-lhes!


Atitude, Calçados (vs 15).

Quando alguém veste a Armadura de Deus é por ter um propósito. Seus pés não estão no seu corpo como acabamento estético das suas pernas. Eles são para a locomoção. Para quê couraça, escudo, cinto e capacete se não formos à batalha?

Voltemos ao Antigo Testamento quando o Gigante Filisteu provocava o povo de Israel: "E, estando ele ainda falando com eles, eis que vinha subindo do exército dos filisteus o homem guerreiro, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate; e falou conforme àquelas palavras, e Davi as ouviu (I Samuel 17:23).

Todos estavam com medo do Gigante no acampamento. E é assim que a Igreja age algumas vezes. Temos medos dos Gigantes, medo das leis dos homens que torna crime a pregação das verdades bíblicas, medo de tirarem nossos programas de TV do Ar, medo de humilharem nossos pastores expondo suas práticas pecaminosas. Mas Davi não teve Medo. Antes ele ouviu o que seu inimigo dizia.

Hoje, nosso inimigo diz: Não existe Deus (Cetismo), Deus se esqueceu da humanidade (ocultismo), Não precisamos de Deus (Nova Era). Será que, como Davi, estamos ouvindo o que Satanás está gritando em frente ao nosso acampamento? Ou estamos com medo das armas que ele usa contra nós?

Quando Davi, acessorado pelo rejeitado Saul, vestiu a armadura humana, viu que ela não servia. Nossas armas nunca servirão na guerra contra Satanás. Nossas armas são um atraso, um impecílio para o agir de Deus. Falta-nos humildade para reconhecer isso.

"Eu lhes dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum" (Lucas 10.19). Davi estava calçado. E nós, se estivermos calçados com a preparação do evangelho da Paz também devemos ir. E mal algum irá ferir nossos pés.

Davi foi e venceu porque possuía a armadura de Deus. Ele já estava acostumado a lutar pelas ovelhas. Por isso venceu. Calçar os pés com o Evangelho da Paz é estar disposto a ir e resgatar almas das mãos do mal. Toda a guerra é em favor de Ovelhas perdidas. O Calçado na armadura indica a direção do soldado: Nas prisões onde o pecado aprisiona almas perdidas.

Se você estiver preparado para pregar a Boa Nova do Reino as portas do infernos serão durrabadas e não ficarão de pé (Mt 16.18)


Ataque, Espada do Espírito (vs 17)

A última parte da Armadura de Deus é a arma de ataque. Vejamos:
Proteção: Cinto, Escudo, Couraça e Capacete;
Ação: Calçados dos Pés
Ataque: Espada do Espírito.

Como estamos numa batalha, não adianta estarmos protegidos e irmos à guerra. Precisamos atacar. A Espada do Espírito tem duas finalidades: Atingir o inimigo e Favorecer os perdidos.


"Não tentarás o Senhor, o seu Deus" (Lucas 4.12).

Só há uma forma de ferir o Diabo: Lembrando-o das verdades bíblicas. Ele não suporta lembrar que é um derrotado, que vai arder no lago de enxofre, que Em Jesus somos mais que vencedores, que as Portas do Inferno não prevalecem contra a Igreja, que nada poderá nos separar do amor de Deus, que podemos todas as coisas naquele que nos fortalece...

Jesus usou a Palavra para vencer o próprio Diabo na tentação.

Perdemos algumas batalhas quando usamos nossas razões, vontades, desejos e necessidades. Devemos sempre usar a palavra em favor do Reino contra o inimigo.


Eu finalizo este artigo com a segundo função da Espada do Espírito:

"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração" (Hebreus 4:12).

Se tudo isso que você leu aqui, não servir para ganhar almas, não terá sido válido. A Espada do Espírito é a Palavra em ação. Quando pregamos aos perdidos a palavra, como um espada, penetra no interior do homem e faz a transformação.

Lute contra o Diabo, esteja bem armado. Mas ganhe almas para o reino.


Obs.: Lembrando que a Oração faz parte da luta diária do cristão (Efésios 6.18). A Oração é fudamental para recebermos força de Deus e mover a mão do Pai em favor do Reino. E também o Jejum que é a expressão de nossa fraqueza, humildade e dependência d'Ele (vs 10).


____________________________
Hudson Almeida
Líder do Ministério de Louvor e Membro do Corpo de Cristo na
ADEQ - Assembléia de Deus em Queimados





SE QUISER MAIS REFERÊNCIAS BÍBLICAS, OU SE DISCORDOU DE ALGUMA PARTE DO TEXTO OU AINDA TEM ALGO A ACRESCENTAR, ESCREVA-NOS: louvoradeq@yahoo.com.br . TEREMOS IMENSO PRAZER EM ESTUDAR A PALAVRA DE DEUS COM VOCÊ!