sexta-feira, 5 de junho de 2009

inProsperidade da Teologia


Confesso. Estou procurando um bom curso teológico para me graduar. Mas, enquanto não acho, ainda leio a bíblia e a interpreto apenas com o bom senso, respeito e ética. E sabendo que sou templo do Espírito Santo e que sou guiado por Ele, até confio em muitas conclusões que chego em determinados versículos ou capítulos.

Graças a Deus que para ler a bíblia e ouvir a voz do Senhor não é necessário o conhecimento teológico tão inacessível a muitos. Se fosse assim poucos ouviriam a voz do bom Pastor e estariam vulneráveis aos convites dos lobos ferozes.

Não sei, mas, me parece que alguns dos nossos discursos pregados (ou metralhados) e cantados atualmente estão criativamente fora das coisas que eu ando lendo em minha bíblia. Minha bíblia não é na tradução do novo mundo nem na versão apócrifa católica. Ela tem a qualidade de ser uma nova versão internacional (NVI). Parece verdadeira. E é.

Falsos são os muitos ditos pregados tão veementemente por “grandes homens de Deus” (ou de deus) em nossa época. Estão dizendo que quem tem a fé não pode ser pobre quando a minha bíblia diz que “vale mais o pouco que tem o justo, do que as riquezas de muitos ímpios. Pois os braços dos ímpios se quebrarão, mas o SENHOR sustém os justos” (Salmo 35.16). Mas isso não significa que devemos odiar a riqueza ou os ricos. Mas sei que “quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus!” (Mateus 10.24).

Tudo bem, ser rico é uma benção. Abraão, Jó, Davi, José e tantos outros que viveram pela fé e foram ricos. Mas no Novo Testamento eu li uma ordem: “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam” (Mateus 6.19).

Talvez o céu esteja em crise econômica também. Poucos estão investindo nos bancos celestiais. E olha que lá a poupança rende para eternidade e há seguro contra roubos e acidentes.

Mas existem aqueles que ignoram que “trabalhar com língua falsa para ajuntar tesouros é vaidade que conduz aqueles que buscam a morte” (Provérbios 21:6).

Preciso ler mais a bíblia. Estou correndo sério risco. O que mais estão distorcendo em nome de uma falsa teologia que de próspera não tem nada?

Hudson Almeida

(AINDA NÃO SOU NADA, MAS ESTE ESPAÇO ESTÁ RESERVADO PARA UM MONTE DE TÍTULOS DE MESTRADO, DOUTORADO E DIVINADO QUE TODO MUNDO COLOCA EM BAIXO DOS NOMES EM FONTE MAIÚSCULA EM TAMANHO MENOR. Aguardem!)