quarta-feira, 9 de junho de 2010

Nosso Chamado

Você já sentiu uma paixão pelo Senhor tão grande ao ponto de dizer: "Eu faço qualquer coisa?"

As vezes dizemos isso no auge da adoração quando estamos na igreja, de mãos erguidas na hora do louvor... quando a presença do Espírito Santo é extraordinária em nosso meio. Depois vamos para casa e o s problemas que temos para resolver durante a semana nos faz esquecer de tudo o que prometemos... porém... o Senhor Jesus não esquece! Nós dissemos e Ele ouviu!

Não podemos falar de chamado sem citar o profeta Jeremias: Jeremias nasceu e cresceu em Judá durante o reinado do rei Manassés, um dos piores reis que Judá já teve (ver 2º Reis 21. 1 ao 18) Porém foi chamado por Deus (ver Jeremias cap 1.) durante o governo do rei Josias (ver 2º Reis cap. 22 e 23) que diferente de Manassés, amava o Senhor: "Nem antes nem depois de Josias houve um rei como ele, que se voltasse para o Senhor de todo o coração, de toda a alma e de todas as suas forças, de acordo com toda a lei de Moisés."(2º Rs 23. 25).

Foi durante o reinado de Josias que o sacerdote Hilquias, pai de Jeremias, encontrou o livro da lei. Depois de ter encontrado o livro Josias renovou a aliança com o Senhor e mandou destruir todos os altares idólatras que existiam em Judá assim como todos os sacerdotes que serviam nesses altares.

Foi durante esse reinado, o reinado da renovação da Aliança com o Senhor que Jeremias foi designado profeta.

A Bíblia relata a fidelidade do rei Josias e o amor que Jeremias tinha pelo seu povo, porém não fala nada sobre o sentimento do povo. Conhecemos um pouco a história dos israelitas, o suficiente para sabermos que eles eram muito teimosos e obstinados. Eram sempre influenciados para o bem ou para o mal dependendo de quem estava no governo. O povo de Judá não era um povo de coração íntegro e sincero diante do Senhor.

A geração de Jeremias, apesar do bom rei Josias, era a geração que cresceu durante o reinado de Manassés (2º Rs 21). Uma geração completamente corrompida pelo pecado.

No meio dessa geração Deus levanta Jeremias como profeta (Jr 1.), para junto com Josias reconciliar o povo com Deus.

Mas essa é a história de Jeremias... qual é a nossa?

540 a.C. ____________________________ 2010 d.C.

Aí vai outra pergunta: "Você realmente acha que o seu chamado é cantar? ou tocar? ou dançar? Você realmente acha que foi escolhido desde o ventre, somente para isso?" Tenho uma resposta de Deus para você: "Esse não é o seu chamado, esse é somente o seu talento."

Nosso contexto é uma geração materialista, egoísta, soberba, autocentrista, e autoconfiante onde o 'eu' sou o centro do meu mundo. As igrejas estão abarrotadas de pessoas que buscam o Senhor somente para satisfação própria: "eu quero, eu preciso, eu tenho, eu, eu, eu..."

No meio desse contexto o nosso chamado é para a oração, para a intercessão, para o clamor, para anunciar a salvação e o arrependimento para os que estão perto e longe também, para os que estão do outro lado da rua ou do outro lado do mundo!

Só que sem paixão não fazemos nem metade do que devemos fazer!
Sem paixão nós subimos no altar cantamos, tocamos, dançamos e vamos para casa do mesmo jeito.

A bíblia nos fala sobre a paixão de Jeremias: "Estou arrasado com a devastação sofrida pelo meu povo. Choro muito, e o pavor se apodera de mim. (...) A se a minha cabeça fosse uma fonte de água e os meus olhos um manancial de lágrimas! Eu choraria noite e dia pelos mortos do meu povo." (Jr. 8.21 e 9. 1)

A paixão de Jeremias apesar da geração idólatra o levava as lágrimas pelo seu próprio povo.

Somos muitos cristãos, e falamos tanto de unidade de sermos um só corpo em Cristo. de servirmos a um único Deus. E falamos tanto mal de nossos próprios irmãos! Criticamos tanto nossos próprios irmãos, nosso próprio povo!

Agindo certo ou errado, somos todos cristãos!
O que nós temos feito?
Tacado pedras em nosso irmãos? Tacado pedras em nosso próprio povo? Ou temos clamado e derramado lágrimas aos pés do Senhor para que se arrependam e voltem a prática das primeiras obras?

O chamado de Jeremias era clamar pelo próprio povo! O nosso também!

A nossa adoração precisa ultrapassar a barreira da música!
Mas quando é que isso acontece?
Quando sentimos uma paixão inexplicável pelas outras almas!

Você já sentiu uma paixão pelo Senhor tão grande ao ponto de dizer:
"Eu faço qualquer coisa?"
Aryanne Soares