segunda-feira, 5 de julho de 2010

O Livro dos Louvores

Olá crianças amadas!

Estamos iniciando mais um trimestre, com um novo direcionamento em nossas lições, que tem a “carinha” de vocês: estudaremos o Livro dos Salmos (em hebraico significa livro dos louvores), o maior hinário da Bíblia. Repare: também é o MAIOR livro das Escrituras Sagradas (é, acho que Deus deve gostar e entender um pouco de música). Conhecer mais profundamente os Salmos nos fará entender com mais profundidade os caminhos de nossa adoração com música, junto à Palavra, e aprender que devemos derramar nossa alma e coração, nos alegrar, clamar, confiar, agradecer e suplicar por perdão, tomando como base para o nosso dia-a-dia tão inspiradas canções, que nos servem de consolo e esperança.

A maior parte deste livro foi composta por Davi. Foram 73 salmos escritos por ele. Asáfe, Moisés, Salomão, os filhos de Corá, e Etã são alguns dos importantes autores deste livro. E há salmos sem identificação autoral (confira na revista a relação mais precisa da obra de cada autor).

Hoje, estudando o Salmo I, vemos que a principal mensagem e forte conselho deste “salmo de abertura” se baseia em ter uma aliança firmada com O Senhor, e nenhuma aliança com os homens. Não podemos “pedir conselhos aos ímpios”, pois naturalmente seguiremos pelo “caminho dos pecadores” e, por fim, acharemos que a “roda dos escarnecedores” seja um bom lugar para se sentar, e ouvir mais conselhos (Sl 1.1).

Pelo contrário! Bem – aventurado - FELIZ- é o homem que não pratica essas coisas. Ao contrário, ele prefere ser ensinado pela Palavra, e nela medita de dia e de noite... Porque tem prazer. Vou repetir: PRAZER na “lei que é perfeita e refrigera, conserva e traz paz à alma (Sl 119.7a). Se a Bíblia se parece antiquada, fora de moda, ou “chata”... definitivamente o problema não está nela, e sim, em nós.

CRIANÇAS TENHAM PRAZER NA PALAVRA! MEDITEM NELA DE DIA E DE NOITE!

Ela- a Palavra – fará de você uma “árvore bem plantada” (1.3). Isso quer dizer que você terá raízes firmes. Nada nem ninguém conseguirão lhe remover do lugar, pois estará enraizado no Senhor, e frutificará, em nome de Jesus.

Olhando para Salmos como um livro de músicas, é importante entender que existem canções que expressam momentos e sensações diversas. Assim como tem aquela música que te faz lembrar-se daquela época linda, e outras te emocionam ou te matam de rir, existem canções que traduzem momentos não tão agradáveis, onde não há do que se rir.

Propositalmente, Deus pensou em tudo isso, algumas eternidades atrás, e fez um “guia musical devocional” para cada situação. Pra que você saiba que outras pessoas passaram por dificuldades e tribulações, momentos de alegria e de angústia, e clamaram, suplicaram por socorro Divino em suas canções. Para quê? Para nos edificar a fé em Deus, depositar nEle ( e só nEle) nossa esperança, e firmar nossos passos.

Promete uma coisa? Guarde estes temas com você. Em sua cabecinha e especialmente em seu coraçãozinho. Acho que pode lhe ajudar um pouco, saber que há uma canção vinda dos Céus, pra cada situação nossa, que nos ensinará a manter o nosso olhar em Deus, mesmo quando tudo parecer um desastre.

Fabio Muniz