sábado, 21 de maio de 2011

ABRO MÃO, a canção biblicamente correta.

Ouvindo a canção Abro Mão, de Luiz Arcanjo, na interpretação de Ton Carfi (que fez um arranjo soberbo!), pus-me a refletir. Por muitos escutei dizerem que esta canção é bela, porém difícil de ser vivida; forte, mas que pode ser uma expressão hipócrita de quem canta. Porém, não vejo problema algum em cantar esta música. Ela é biblicamente correta. E para comprovar isto, pesquisei os versículos e coloquei após cada verso, segundo a idéia proposta pelo compositor. Eis a letra e as referências:

“A quem tenho eu no céu além de ti” - I Samuel 2:2 - Não há santo como o SENHOR; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus.

“E não há na terra quem eu queria mais que a ti” - João 6:68 - Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.

“Estou apaixonado, Desesperado de amor” (Embora mal entendidas estas duas expressões resumem a idéia central do versículo a seguir) - Marcos 12:30 - Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.

“E estou disposto a morrer por ti” - Marcos 8:35 - Porque qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.

“E construirei no cume do monte um altar” - Gênesis 22:9 - E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.

“E o sacrifício sou eu” - Romanos 12:1 - ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

“Abro mão dos meus sonhos” - Romanos 12:2 - E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

“Abro mão dos meus planos” - Lucas 22:42 - Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.

“Abro da minha vida por ti” - II Corintios 5:15 - E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

“Abro mão dos prazeres e das minhas vontades” - I Pedro 4:2 - Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus.

“Abro mão das riquezas por ti” - Mateus 6:19 - Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam.

Logo, torna-se indispensável e fundamental a execução desta música por cada um de nós. Se tivermos algum problema em cantar e viver esta letra, também teremos problemas em seguir genuinamente os princípios essenciais do evangelho. O que não podemos fazer é julgar este ou aquele que a canta. Isto sim é pecado diante do Senhor (Mateus 7.1-2). Melhor é que façamos uma análise pessoal e medir o quanto esta bela poesia tem sido verdadeira em nós. E se nos falta muito, é hora de abrirmos mão... Cantando e vivendo.

Parabéns a Luiz Arcanjo pela expressão musical do que Jesus propôs a nós.

Hudson, porque Ele nos ensinou a abrir mão dia após dia.