quarta-feira, 18 de março de 2009

O Selo de Qualidade da Adoração

Ao adquirir um produtoAo adquirir um produto para consumo somos criteriosos em observar a qualidade do mesmo. Pagar por algo com seu prazo de validade vencido ou comprar um eletrodoméstico, por exemplo, sem a garantia de funcionamento é assumir um risco. Quando pagamos por algo queremos que ele funcione e sirva para o seu propósito.

Isto também acontece Isto também acontece no reino espiritual. Nós fomos “comprados por bom preço”¹, e o nosso dono exige a garantia e o selo de qualidade em nossas vidas.

Apesar de sermos “produto” com o grave defeito do pecado, quando saímos da fábrica de Deus éramos sem defeito algum. “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” Gênesis 1.27. Porém, após a queda, “todos morrem em Adão”² e ficamos sem o selo de qualidade da santidade.

A partir daí ficamos inúteis para O Deus Santo e perfeito. Passamos a ter outro “dono”, pois “Quem comete o pecado é do diabo” – 1Jo 3.8. Tudo o que o homem passou a fazer tinha também a mancha do pecado. “Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros” Romanos 7.23.

Então nossa Adoração ficou inválida. E sujos pela lama do pecado nada poderíamos produzir para Deus o Santíssimo. Sacrifícios não eram suficientes para preencher o Ser infinito do Altíssimo. Deus queria mais.

Porque ele nos amou primeiro (I João 4:19) nós nos apaixonamos por Ele. Afinal, Ele nos amou de tal maneira que deu o seu Filho unigênito (Jô 3.16). A morte de Cristo devolveu-nos a ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus (Hb 10.19) para o adorarmos.

Glória a Deus que Ele nos comprou e nos resgatou através da Cruz do nosso Senhor Jesus. Só nos resta sermos gratos e o adorarmos.

Mas que tipo de adoração ofereceremos a Ele se ainda habitamos no corpo mortal e corruptível? João 4 tem a resposta: “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” - João 4.24.

1- I Coríntios 6.20 / 2 – I Coríntios 15.22

A obra do Espírito Santo

Ao subir aos céus Jesus enviou o Espírito Santo sobre a Igreja, sem distinção de raça, cor ou idade – sobre toda a carne (Joel 2.28; Atos 2.17). O Espírito Santo é Cristo em nós.

Consolador, Intercessor e Sustentador da Igreja o Espírito Santo é responsável por produzir todo o fruto e dons divinos em nós. Ele nos convence do pecado e pecar contra Ele é como fechar-se para o perdão Divino (Lc 12.10).

Tão importante para nós o Espírito Santo ao ser enviado do céu passou a ter um novo lar: nosso corpo. Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? - I Coríntios 6.19.

Ele é a nossa garantia. “Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito” I João 4.13.


Quando perdemos o Selo

Quando Pecamos.

Davi, o homem segundo o coração de Deus (1Sam 13.14) recebeu o selo de qualidade antes de ser rei sobre Israel (1Sam 16.13). Isto fez de Davi um Adorador potencial. E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele - I Samuel 16.23.

Mas por um descuido Davi quase perdeu o Selo de qualidade de sua adoração. Cometeu adultério e homicídio. “Porém esta coisa que Davi fez pareceu mal aos olhos do SENHOR” II Samuel 11.27.

Davi implorou ao Senhor que não retirasse dele o Espírito Santo (Sl 51.11) pois sabia que o louvor de seus lábios vinham do Espírito – Sl 51.15.

I Coríntios 6.18 – “Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.” Quando pecamos, expulsamos o Espírito Santo de seu lar que é o nosso corpo. Então nossa Adoração perde o Selo de qualidade.

Quando Entristecemos o Espírito.

Existem variadas formas de entristecer o Espírito Santo além dos pecados comuns a natureza humana. Efésios 4 nos diz o que O entristece:

1 – Palavras Torpes;

2 – Mentiras;

3 – Ira que leva ao Pecado;

4 – Dar lugar ao Diabo;

5 – Furtar;

6 – Possuir amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia;

7 – Não ser benigno e misericordioso;

8 – Não perdoar.

Nós, que temos a Palavra escrita em nossos corações sabemos os erros que ferem o Espírito. A não ser que estejamos insensíveis a ponto de não sabermos, devemos pedir ao Espírito o que há em nós que pode estar entristecendo-O.

Selando nossa Adoração

Só há uma forma de selar nossa adoração para que ela seja espiritual e verdadeira. Sendo cheio do Espírito Santo.

Passos para ter o selo de qualidade na Adoração.

1 – Santificando-se. (1Pe 1.16) Separando-se do mundo, do pecado, da iniqüidade

2 – Buscando o Espírito. (Ef 5.18-20; Lc 11.13) Buscar o Espírito certo de que Ele é para nós.

3 – Não O apagando. (1Ts 5.19) O Espírito é uma chama acessa em nós e o multiplicar da iniqüidade tende a apagar esse fogo. Devemos mate-lo acesso diariamente.

4 – Preservando-O. (2Tm 1.14) Cuidar do nosso hóspede, servindo-O e agradando. Como as virgens prudentes guardar esse “azeite” até a volta do noivo.

Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. (Tiago 4:8)