domingo, 15 de março de 2009

Obediência, Sacrifício e Adoração

Adorar é reverenciar, amar em extremo. É uma homenagem que se presta a Deus. A adoração exige amor extremo, excessivo, fazendo com que a pessoa, seja levada a prestar culto ao Senhor.
Se adoração é reverência, temor e reconhecimento a Deus pode-se dizer que todos os seres viventes são adoradores potenciais. “Tudo quanto tem fôlego louve ao SENHOR. Louvai ao SENHOR” (Salmos 150.6).
“Porque nele (Jesus) foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele” (Colossenses 1.16). Toda a Criação foi feita por Ele e para Ele. Desde o raio de sol, a pequena gota de chuva, o soprar do vento e o crescer das árvores são para o Senhor.
“Os rios batam as palmas; regozijem-se também as montanhas…” (Salmos 98:8). “E, respondendo ele, disse-lhes: Digo-vos que, se estes se calarem, as próprias pedras clamarão” (Lucas 19.40).
Quanto a nós, feitos à imagem, conforme a semelhança de Deus, temos necessidade de adorar. “Ó DEUS, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água…” (Salmos 63.1).
Sabemos que “… a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem (João 4.23). Então como adorar verdadeiramente? Como ser encontrado por Deus?

Obediência, Sacrifício e Adoração.
“E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós” (Gênesis 22.5).
Obediência, sacrifício e adoração são dependentes uma da outra. O texto de Gênesis no capítulo 22 revela estas três ações praticadas por Abraão.
Obediência. “E (Deus) disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi” (Gênesis 22:2). Nada é tão importante para o Senhor quanto a obediência:
a) “Como as nações que o SENHOR destruiu diante de vós, assim vós perecereis, porquanto não queríeis obedecer à voz do SENHOR vosso Deus” (Deuteronômio 8.20);
b) “E será que, se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar ao SENHOR vosso Deus, e de o servir de todo o vosso coração e de toda a vossa alma, então darei a chuva da vossa terra a seu tempo, a temporã e a serôdia, para que recolhais o vosso grão, e o vosso mosto e o vosso azeite” (Deuteronômio 11.13-14);
c) “Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros” (I Samuel 15.22);
d) “Bendizei ao SENHOR, todos os seus anjos, vós que excedeis em força, que guardais os seus mandamentos, obedecendo à voz da sua palavra” (Salmos 103.20);
e) “E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?” (Mateus 8.27);
f) “Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens” (Atos 5.29);
g) “E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem” (Atos 5.32);
h) “Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?” (Romanos 6:16);
i) “Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil” (Hebreus 13.17).
Há ainda outras referências bíblicas. Resumindo, obedecer garante recompensa eterna. “Quem tem ouvidos, ouça (obedeça) o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus” (Apocalipse 2.7).

Sacrifício. “E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha” (Deuteronômio 22.9). A obediência que gera a verdadeira adoração exige sacrifício:
a) “O que sacrificar aos deuses, e não só ao SENHOR, será morto” (Êxodo 22.20);
b) “Aquele que oferece o sacrifício de louvor me glorificará; e àquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus” (Salmos 50.23);
c) “Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus” (Salmos 51.17);
d) “E o SENHOR se dará a conhecer ao Egito, e os egípcios conhecerão ao SENHOR naquele dia, e o adorarão com sacrifícios e ofertas, e farão votos ao SENHOR, e os cumprirão” (Isaías 19.21);
Em alguns momentos o Senhor faz questão de mostrar que o sacrifício é sem valor quando a obediência é deixada de lado:
a) “Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros” (I Samuel 15.22);
b) “Fazer justiça e juízo é mais aceitável ao SENHOR do que sacrifício” (Provérbios 21:3);
c) “Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos” (Oséias 6.6). Jesus faz referência a este texto (Mateus 9.13; 12.7) ensinando que obedecer ao mandamento de amar o próximo é mais importante que sacrificar: “E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios” (Marcos 12.33).
Conclui-se que a obediência gera o verdadeiro sacrifício. A junção de Obediência+Sacrifício resulta em Verdadeira Adoração.

Adoração, verdadeira. “E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho…” (Gênesis 22:10).
Naquele gesto Abraão encenava um “padrão” de adoração. Exemplificando que o verdadeiro adorador tem que obedecer e sacrificar. Aquele ato também apontava para Jesus Cristo, o cordeiro sacrificado em nosso favor: “Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós” (I Coríntios 5.7).
Hoje, na Nova Aliança, não adoramos mais sacrificando animais como no tempo de Abraão. Jesus foi o último sacrifício que literalmente morreu (e ressuscitou) abrindo caminho para adorarmos ao Senhor mais perto. “E rasgou-se ao meio o véu do templo” (Lucas 23.45).
Jesus Cristo nos ensina que a adoração é independente de lugar ou momento. “Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai” (João 4.21).
A adoração deixa de ser representada por rituais religiosos e passa a ser exigida como modo de vida. “ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” (Romanos 12.1).
Assim, a verdadeira adoração exige:
1 – Entrega. “E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me” (Lucas 9.23).

2 – Ação. “Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens: - Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?” (João 4.29).

“Mas importa que o evangelho seja primeiramente pregado entre todas as nações” (Marcos 13.10).

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16.15).

“Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?” (Romanos 10.14).

“Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o SENHOR; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus” (II Coríntios 4.5).

3 - e Fé. “E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele” (1João 4.16).

“E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento” (I João 3.23).

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11.6).

“Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste” (João 17.21).

A bíblia é rica em diretrizes sobre a adoração. Talvez nenhum dicionário tenha significado satisfatório sobre o que é adoração. Acredito que saberemos o que é quando adorarmos em Espírito (no interior, pensamentos e sentimentos) e em Verdade (no exterior, palavras e ações).
Portanto, adorar significa mais que mãos levantadas, canções, louvores, danças ou todo tipo de arte.
Todos os lugares são locais para adoração. ”Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?” (Salmos 139.7).
Todas as nossas ações devem ser adoração. “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus” (1Coríntios 10.31).

Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.
(Hebreus 10.19-23)