domingo, 26 de junho de 2011

Cuidado ao Ministrar

Quem aqui lembra de uma época em que nas Assembléias de Deus o Pastor abria a harpa cristã e entoava as canções, mesmo sem ter nenhuma aptidão musical? As músicas seguiam sem ritmo, começando num tom e terminando em outro. Hoje em dia as coisas mudaram um pouco. Com o surgimento do movimento gospel no Brasil por volta dos anos 90, surgiram também nas comunidade evangélicas os ministérios de louvor. Com isso, uma figura central liderava o louvor, o minsitro de louvor. Agora já não era mais o pastor quem abria os cultos e sim grupo de música com um líder vocal. Coisas boas aconteceram após essas mudanças, mas também há de se admitir que muitos exageros tomaram conta dos cultos em nossas igrejas.

Eu selecionei os 5 erros mais comuns que acontecem nos ministérios de Louvor e que podem ser evitados com algumas reflexões e boas escolhas.

1 - O ministro não é um animador de palco. Alguns ministros mais parecem animadores do que líderes de louvor. Quando pegam o microfone, acompanhado da bateira e dos outros instrumentos, começam a lançar uma séries de ordens para igreja. Exemplos: "Vire pro seu irmão e diga..." ou "Quem ta feliz com Jesus faz isso ou aquilo..." e ainda "Se você veio aqui para adorar faça muito barulho!". Todas essas ações são características de animadores de palco. Podem atrapalhar o mover do Espírito e bloquear a livre expressão da igreja. Talvez nosso louvor esteja tão chato e artificial que a igreja nem mais aplaude ao Senhor sem que alguém peça.
A igreja não deve aplaudir por que você, ministro, pediu. A igreja aplaude ao Senhor voluntariamente quando movida pela presença do Senhor. Barulho, palavras de motivação ou ordens de ação não trazem a presença de Deus. O que traz a presença de Deus é ter uma vida separada, em oração e prática das boas obras que Cristo nos ordenou. Vale lembrar também que piadinhas durante o culto não (ou nem sempre) funcionam. Evite-as.

2 - Não fale muito ao ministrar. Tem pessoas que quando ministram o louvor falam tanto que a congregação se cansa de ouvir. O ministro de louvor não é o pregador ou encarregado do sermão no culto. A função do ministro é de simplesmente fazer com que a igreja entoe canções ao Senhor de forma saudável e em conjunto. Mas tem ministros que se acham no direito de pregar, exortar, e "profetizar" a congregação, tanto que se esquecem de cantar. Sei que algumas canções nos impulsionam a falar de Deus, mas a canção deve falar por si só. Escolha as canções que contenham as mensagens do evangelho, centralizadas em Cristo, que tenham letras edificantes e proféticas. A igreja está em pé e se você fala, fala, fala, ela acaba sentando. E o que deveria ser um livre momento de adoração com cânticos torna-se exaustivo pra uma platéia frustada.

3 - Só fale versículos que você conhece. O melhor é estudar o versículo e decorá-lo. Quando não der tempo, leia durante o louvor. Mas se estiver em dúvida é melhor não fazer. Algumas vezes acabamos por falar coisas que não estão na bíblia. Um dia desses ouvi um ministro de louvor dizer: "Deus vai cumprir as promessas que ele te fez mesmo se você morrer!". E em outro caso: "E Deus disse para Moisés, olha pro céu e conta as estrelas...". É muito importante ter certeza de que a nossa inspiração bate com a bíblia. Geralmente cometemos os maiores erros nos dias de maior inspiração.


4 - Cante a música que você sabe a letra. Uma vez ao cantar eu tive dúvida num trecho da música, mas decidi cantá-la pois eu iria acompanhá-la no projetor de slides. Então no momento em que eu lia a letra da música, a pessoa do slide atrasou para avançar a letra e eu fiquei na mão. Nem eu cantei, nem o vocal, nem a igreja e acho que nem os anjos. Daí passei a ser mais rigoroso ao escolher canções dando preferências àquelas que eu conhecia a letra.

5 - A igreja deve cantar . Ao contrário de uma apresentação solo, o ministério de louvor tem a função de fazer a congregação cantar. As canções não precisam ser as 10 mais da rádio fm, mas também devem ser canções de fácil interpretação e com mensagens claras e objetivas. Deve-se ter muito cuidado ao escolher as músicas. Têm músicas que funcionam bem num culto e em outro não. Por que? Por que quanto menor o número de pessoas na igreja menos pessoas que podem conhecer as músicas. Deixe as músicas mais novas, ou mais difíceis para os dias em que houverem mais pessoas na igreja. Em reuniões onde há poucas pessoas, escolha músicas mais conhecidas e comum a todos. O importante é ouvir a igreja cantando com o grupo.

Ao invés de show, fazemos culto. Ao invés de platéia, lidamos com adoradores. Ao invés de artistas, somos servos.

Se um líder de música conseguir seguir estas 05 dicas básicas, vários problemas serão evitados no momento do louvor. E eu só escrevi estas dicas por já ter cometido todos esses erros. Experiência própria!

Hudson Almeida.
26/06/2011