segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Ministério de louvor saudável

Como medir a saúde de um ministério de louvor? Como saber da sua eficácia e rendimento, já que lidamos com questões espirituais? Pensando nestas questões encontrei alguns pontos importantes que podem definir a saúde de um ministério de louvor.

> Os integrantes fogem das murmurações. São “hospitaleiros uns para com os outros, sem murmurações” (I Pedro 4:9). Se alguém fala, fala segundo as palavras de Deus, para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. (I Pedro 4:11). Quando os integrantes são leais, uns aos outros, não expondo os problemas, antes, tentando resolvê-los. Que saúde há num grupo em que todos refreiam suas línguas.

> Todos são freqüentadores assíduos na Santa Ceia de sua comunidade. “Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim” (I Corintios 11:25). Foi uma ordem de Jesus à sua Igreja. Já não vivemos debaixo da lei, mas temos ordens do nosso Mestre a cumprir. A Santa Ceia mostra nosso interesse na comunhão com a Igreja, nos remete à cruz de Cristo e nos permite uma auto-análise quando examinamos a nós mesmos. Se todo o grupo freqüenta, discerne e participa da Santa Ceia, serão agraciados pelo próprio Cristo que nos deu a ordem. Pois para Deus importa mais que O obedeçamos, do que o adoremos. Se estamos adorando em obediência, nosso louvor agradará o nosso Deus. Assim como o crescimento de uma igreja é medido no tanque batismal, a saúde da mesma está na Santa Ceia do Senhor.

> Estão preocupados mais com a grei do que consigo. “...e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (I Pedro 5:5). A função do ministério de louvor é conduzir a congregação a adoração através dos cânticos. Há um erro quando se acredita que o ministério de louvor são os levitas que adoram no lugar da igreja. Melhor comparando, todos somos levitas, através de Jesus Cristo. Logo, a função do grupo é selecionar as canções mais adequadas, com tons na altura média, e fácil assimilação pela igreja, para que TODOS possam louvar ao Senhor. Nossa função não é dar um show, ou exibir nossos talentos. Ao contrário, devemos estar dispostos a resignarmos os nossos gostos musicais, estilos e preferências para escolher o que melhor serve à igreja. Um grupo maduro e saudável entende bem isso.

> O pecado não faz parte da vida do ministério. "Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.” (I João 3:9). Acredito ser esse o ponto mais importante. O pecado gera a inevitável morte física, mas poderá levar a morte eterna todos os que são seus escravos. Uma vida de pecado é uma vida doente, morta, vazia e fria. Uma vida de separação e aproximação de Deus é sacrifício, renúncia, gozo, força e alegria divinal. Um grupo saudável é um grupo que se livrou das garras e dos vícios do pecado. Mentes limpas, que não têm espaços para os desejos carnais. Antes, pensam coisas que promovem o bem de todos, o crescimento do reino e a transformação do mundo. Quão grande saúde há um num grupo onde não há pecado. Antes o arrependimento é sua bandeira de partida, e a santidade seu alvo diário.

Existem muitos outros fatores que podem definir o quanto um grupo é ou não saudável. Mas não tente encontrar um grupo perfeito, e se o encontrar fuja dele! Nós buscamos a perfeição através do amor. E é isso, se o amor estiver inserido, entranhado e arraigado num ministério de louvor, sua saúde irá bem. Pessoas são mais importantes que coisas, e a igreja é mais importante que o ministério. Porém, se o ministério entende que também é igreja, e não um grupo do clero seleto, o Espírito Santo entenderá a unidade e se comprazerá sobre todos.

Como anda a saúde do ministério de louvor que você pertence?

Hudson Almeida