quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Treino, corrida e prêmio!

"Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso..." (1Corintios 9.25). E ao comparar-se a um atleta, o apóstolo Paulo nos ensina preciosas lições. Ele expõem que para um atleta receber seu prêmio é necessário disciplina, treino e esforço. E nós, em nossa vida espiritual, devemos também "treinar" diariamente. Já que o nosso prêmio é eterno e incorruptível.

Nenhum atleta que deseja competir conseguirá êxito sem desenvolver sua musculatura. Na sua série de exercícios, ele começa por baixo, correndo poucas quilometragens, levando pesos baixos, tensionando suavemente seu corpo. E a cada período específico, suas séries de exercícios irão aumentar, dobrar, triplicar e até quadruplicar em níveis de esforço e desempenho. Acredito que em nossa vida espiritual acontece mesmo. Quando começamos nossa carreira espiritual, começamos por baixo. Não estou falando da "carreira" pensada por alguns onde um membro da congregação vai "subindo" na hierarquia eclesiástica, até o cargo mais nobre. Para Deus, não existe maior ou menor no reino. Estou querendo dizer do desenvolvimento pessoal que cada servo de Cristo precisa manifestar a partir de quando começa a corrida pelo alvo.

Para ser mais prático, entendo que o escritor quer nos dizer que: hoje, você ora alguns minutos por dias; amanhã você irá orar mais que uma hora diária. Hoje você jejua menos; amanhã você terá mais resistência para jejuar por mais tempo. Hoje você adora num certo nível de conhecimento sobre Deus; amanhã, você prossegue em conhecê-lo, e O adora com mais intensidade. E por ai vai.

A vida do Atleta Espiritual é um constante treino. Cada aprimoramos mais nossa força em Deus, cada dia estamos mais preparados para alcançar o prêmio. Sendo assim, hoje, você é fiel no pouco. Pouco tempo, pouco esforço, pouca força. Mas amanhã, você estará mais forte, mais preparado, aumento os quilos dos pesos que consegue suportar, crescendo na velocidade que consegue correr, superendo os seus limites a cada dia. Então haverá um dia, que Ele nos colocará no muito, e muito que Deus tem para nós é a Sua Eterna Presença compartilhada com quem se esforçou, desenvolveu-se, e alcançou a coroa que dura para sempre.

ByHood!